Agrotóxico invade nossa comida
17/04/2017

A comida do brasileiro está cheia de agrotóxicos, inclusive os mais tóxicos. É o que revela a pesquisa da agrônoma Jacqueline Gerage.

Entre os 283 agrotóxicos verificados, o brometo de metila, encontrado nos inseticidas, foi a substância que mais apareceu nos alimentos. Ao todo foram 68 compostos que excederam o valor permitido pela Anvisa para ingestão diária.

O excesso de agrotóxicos pode causar intoxicação aguda e crônica. Na aguda que geralmente ocorre com os trabalhadores do campo os sintomas aparecem imediatamente quando as pessoas se expõem diretamente a grande quantidade de agrotóxico.

A intoxicação crônica acontece quando as pessoas estão expostas a pequenas quantidades desses compostos, em um longo período de tempo, através da alimentação.
Apesar do excesso contido nos alimentos, a pesquisadora assegura que os benefícios de se consumir vegetais e frutas, superam os riscos.

O uso do brometo de metila, que é o composto mais encontrado nos alimentos do país, é altamente tóxico para o meio ambiente. Ele contribui para poluição da camada de ozônio e pode causar danos neurológicos no ser humano.