Câmara de Vereadores de Campo Mourão comemora 71 anos

O aniversário é marcado com uma exposição de fotos históricas no hall de entrada da Câmara Municipal, aberta a visitação da população.

No dia 5 de dezembro de 1947 era instalado o Poder Legislativo do Município, empossados os primeiros vereadores mourãoenses é eleita a mesa diretora da legislatura inaugural.

A sessão solene de instalação da Câmara Municipal, foi realizada ao meio-dia em uma das salas da escola pública que existia na avenida Capitão Índio Bandeira e a sessão foi presidida pelo juiz eleitoral da 38ª Zona,  Luiz de Albuquerque Maranhão Júnior.

Devete de Paula Xavier foi o primeiro presidente da Câmara de Vereadores e a primeira legislatura que se estendeu de 1947 a 1951, foi formada pelos  vereadores Augusto Mendes dos Santos, Daniel Portella, Devete de Paula Xavier, Joaquim Teodoro de Oliveira, Newton Ferreira Albuquerque, Porfírio Quirino Pereira, Waldemar Roth e Waldomiro Cilião de Araújo.

Atualmente, a Câmara de Vereadores  é presidida por Edson Battilani. Também compõem a atual Mesa Executiva do Poder Legislativo: Edilson Martins – 1º vice-presidente;Sidney Ronaldo Ribeiro (Tucano) – 2º vice-presidente; Jadir Soares (Pepita) – 1º secretário; Roberto Cruz Mendes (Cabo Cruz) – 2º secretário.

A Câmara, que chegou a ter 17 vereadores, chega a sua 17ª legislatura conta com 13 vereadores e está  composta pelos vereadores: Edilson Vedovatti Martins, Luiz Alfredo da Cunha Bernardo, Sidnei de Souza Jardim, Nelita Cecília Piacentini, Edson Battilani, Elvira Maria Schen Lima  Olivino Custódio, Miguel Batista Ribeiro, Professor Cícero Pereira de Souza, Edoel Rocha, Sidney Ronaldo Ribeiro – Tucano, Roberto Cruz Mendes – Cabo Cruz e Jadir Soares Pepita.

No próximo dia 18 acontece a última sessão ordinária do ano e será eleita a mesa diretora da Câmara de Vereadores para o biênio 2019-2020. A sessão preparatória para o posse dos eleitos será realizada no dia 2 de janeiro próximo, às 10 horas, no plenário da Câmara Municipal.