Servidores do Paraná prometem paralisação nesta terça-feira

Segundo o Sindicato dos Policiais Civis, as delegacias da região de Umuarama ficarão fechadas até o meio dia.

Cerca de 30 sindicatos e associações que representam os servidores estaduais, planejam a partir das 9 horas, realizar ato público em frente ao Palácio Iguaçu, em Curitiba para marcar o início da paralisação. Outros atos também estão programados em diversas  cidades do Paraná.

O SindSaúde Paraná, também divulgou que a categoria fará uma assembléia no próximo sábado, 29/06, para definir se adere ao movimento.

Segundo a APP Sindicato, a greve é, principalmente, para cobrar do governo o pagamento da reposição salarial  que está defasada desde 2016, e acumula queda de 17%.

Ontem, 24/06, teve manifestação de policiais civis em Curitiba, com carreata de viaturas antigas para protestar contra o mau estado de manutenção e por reajuste salarial. O protesto, que contou com cerca de 100 policiais que f‌izeram uma carreata em direção a sede do Governo do Paraná.

Ainda não há previsão de paralisação das aulas da rede estadual. Em entrevista ao canal da APP Sindicato Estadual, o presidente do APP, Hermes Leão afirma que no mês de maio, que é o mês da data base não houve qualquer proposta por parte do governador Ratinho Júnior.

Hermes Leão ressaltou que neste período foram realizadas pelo menos sete reuniões com a equipe do governo do estado e nenhuma proposta foi apresentada pelo governo da reposição salarial e das perdas salariais dos servidores nos últimos três anos.

E na sessão de ontem da câmara municipal, os vereadores Edson Batilani e Professor  criticaram a postura do governador Ratinho Júnior que afirmou que estado não tem condições de dar a reposição da data base dos servidores estaduais.

O vereador professor Cícero usou da palavra livre para criticar a postura do governador Ratinho Júnior.

Já, o vereador Batilani aproveitou o momento em que foi votado o projeto autorizando o executivo municipal a abertura de crédito adicional de mais de 2 milhões e 400 mil reais para pagamento do retroativo de 2017 dos servidores municipais para criticar o governo do estado.

O presidente da APP Sindicato Estadual, Hermes Leão ressaltou o direito de greve dos servidores estaduais e disse que o governador Ratinho Júnior foi comunicado da paralisação.

Fotos