Novo ciclone atinge Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina

Um novo ciclone extratropical vai atingir o Paraná (PR), Rio Grande do Sul (RS) e Santa Catarina (SC) nesta terça (7) e quarta-feira (8), mas terá menos força em relação ao ciclone bomba da semana passada que deixou pelo menos 15 mortos – 13 em SC e um em PR e RS – e milhares de estragos.

A tendência é que o ciclone tenha maior incidência nas terras catarinenses e gaúchas com muita chuva na divisa dos dois estados. Apesar do ciclone não ser considerado “bomba”, existe uma grande preocupação do fenômeno atingir áreas já afetadas. Na quarta, o ciclone se desloca para o litoral, o que aumenta a agitação do mar.

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) já emitiu alerta laranja, o que representa perigo, com possibilidades de granizo e alagamentos. A previsão é que os ventos podem chegar até 100 km/h.

Os ciclones são grandes massas de ar ao redor de um centro de baixa pressão atmosférica que carregam muita umidade e realizam um movimento giratório, deslocando-se de uma região para outra. Nesse cenário, originam chuvas torrenciais e rajadas de vento.


Fotos